O QUE FAZER QUANDO...

Encontrar um animal abandonado:
Quando encontrar um animal abandonado que precise de um lar, verifique antes se ele realmente não tem dono, perguntando pela vizinhança e pessoas locais.
Tendo certeza que ele não tem dono, atraia o animal com algum petisco. Se for dócil, aproveite e dê uma olhada mais minuciosa para ver se não está ferido ou doente.
Se puder, leve-o até sua casa ou então procure entre seus conhecidos um lugar para esse animal ficar até encontrar um lugar definitivo e se possível, dê um banho nele.
Às vezes você conhece alguém que tem um canil sem uso, um lugar onde ele pode ficar até você conseguir um dono para ele.
Caso não tenha nenhum lugar para deixá-lo, pode optar por hospedá-lo em um hotelzinho, mas lembre-se que essa é a opção mais cara, já que pode demorar para achar um dono.
Para conseguir um dono para o animal, coloque anúncios com foto em comércios, de preferência onde há público que goste de animais, como veterinários e pet shops.
Coloque também anúncios nas redes socias, como facebook. Caso consiga um dono, você pode pedir para que ele preencha uma ficha de termo de responsabilidade, onde ele
se compromete a cuidar bem do animal. Com isso você fica com uma ficha com os dados da pessoa caso precise dela futuramente.
Lembre-se que ligar para algum protetor ou ong de proteção animal não é a solução. Na maioria das vezes ambos não tem como abrigar outro animalzinho pois já estão lotados, ou simplesmente não possuem abrigo.
Se você seguir estes passos, com certeza conseguirá ajudar esse animalzinho.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Encontrar um animal ferido

Veja se o animal deixa chegar perto, tomando cuidado, já que geralmenteo animal ferido é mais agressivo quando está com dor. Se ele está muito ferido, ou mesmo tem suspeita de fratura ou lesão, leve o animal sob uma toalha e peça ajuda para alguém para levar o animal. Procure um veterinário e conte tudo o que sabe sobre como encontrou o animal.
Se for constatado que esse animal não tem dono, ai sim, procure um dono para ele (seguir instruções do tópico acima). Caso não consiga pagar a conta no veterinário sozinho, uma dica que podemos dar
é fazer vaquinha entre os conhecidos e familiares, ou então, até fazer rifa ou vender doces de porta em porta. Infelizmente para tudo tem um gasto, mas ao se juntar com pessoas que gostam de ajudar os animais como você, as coisas ficam mais fáceis e daí dá para dividir os custos com todos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Receber uma denúncia de maus tratos

Caso você descubra algum caso de maus tratos a animais, primeiro descubra se é verdade e de preferência pegue provas, como fotos. Nem sempre um animal na corrente está sofrendo
maus tratos, às vezes o animal é agressivo e precise ficar preso. Alguns sinais do cão que sofre por maus tratos é: magreza, falta de água e comida nas proximidades, falta de local coberto para se abrigar durante chuva ou frio, colera ou corrente muito apertada, entre outros. Se realmente for constatado maus tratos, procure a polícia ambiental que atende sua região.
AQUI tem os telefones das bases da polícia ambiental do Brasil.
 Se possível, leve as fotos até eles e dê detalhes sobre o local e os cuidados que o cão necessita. Geralmente, a polícia precisa de ajuda para deixar o animal depois de resgatado, por isso tente conseguir um veterinário e abrigo para o animal, isso pode ajudar muito a polícia. Lembre-se que invasão de domicílio é crime e você pode sofrer ameaça e agressão caso tente resolver as coisas sem a polícia. Às vezes uma conversa pode ajudar o dono a cuidar do animal ou mesmo querer doá-lo.
Maltratar, matar ou multilar animais é crime de acordo 9.605/98, com detenção de 6 meses a 1 ano e multa (graças à força de todos que amam os animais no Brasil, o aumento da pena está para aumentar de 1 a 4 anos de prisão + multa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário